De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibida qualquer forma de trabalho a menores de 14 anos, preservando a vivência da infância e adolescência do menor, a integridade física e psicológica, as relações familiares e o comprometimento aos estudos. Lamentavelmente não funciona assim e muitos jovens desde cedo são submetidos ao trabalho, deixando o estudo em segundo plano e muitas vezes até abandonando-o. (Formule a tese)
Inicialmente, a exploração do trabalho infantil era vista no seu auge na Revolução Industrial, onde famílias inseriam as crianças no meio e os contratantes viam nos menores uma espécie de mão-de-obra (mão de obra) mais barata. Tais ações ainda são vistas nos dias de hoje, onde crianças são exploradas numa relação de trabalho com condições que muitas vezes são precárias e não têm direitos trabalhistas, como férias e auxílios, visto que essa forma de trabalho é informal e criminosa. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a condição financeira da família do jovem acaba sendo o motivo para o jovem começar a trabalhar. Muitas vezes começando a atuar desde cedo no serviço familiar e isso acaba se tornando um problema, deixando de estudar para se dedicar às outras tarefas. Conciliar tal rotina entre trabalho e escola acaba sendo exaustivo para o jovem, provocando problemas como a queda no desempenho escolar, chegando muitas vezes à desistência dos estudos. Cabe ressaltar que os estudos são fundamentais na formação do jovem e da sociedade, como afirma Nelson Mandela, ao avaliar a educação como arma mais poderosa para mudar o mundo. Todavia só será possível mudar o mundo se a educação conseguir romper as barreiras, como o trabalho infantil e a evasão escolar. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, mostra-se necessário a implantação de medidas para combater o trabalho infantil no Brasil. O Estado deve fiscalizar com mais vigor e procurar combater cada vez mais esse problema e também é papel do Estado fornecer aos menores melhores condições sociais e educativas (Melhore o encadeamento das ideias), como educação de qualidade e auxílios financeiros, a fim de melhorar a vida do jovem e consequentemente da população. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |