De acordo com os dados da PNAD (Desenvolva a sigla) Contínua, o trabalho infantil apresentou um considerável aumento no decorrer dos últimos anos, e o número de crianças e adolescentes trabalhista (Reveja a seleção lexical) ainda pode continuar crescendo devido ao impacto causado pela covid-19. Dessa forma, é fundamental pensar possíveis soluções governamentais para cumprir com a proposta do ECA (Desenvolva a sigla), onde, no Art. 60, proíbe o trabalho infantil para menores de quatorze anos.
Diante da problemática é importante destacar que a prática em estudo gera diversos impactos na vida humana, dentre eles existe a formação de ciclos de pobreza e de trabalho, como é notório no curta-metragem "Vida Maria", o qual aborda a vida de Maria José - uma criança de apenas cinco anos que é obrigada a largar os estudos para trabalhar e, após crescer, casar-se e ter uma filha, fez a mesma história se repetir, analfabetismo, trabalho pesado e pobreza. (Evite parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o trabalho infantil desencadeia nos expostos uma série de problemas de saúde, emocionais e até psicológicos podendo causar traumas irreversíveis que recai, inclusive, sob a sociedade tornando-a desigual. Diante disso, vale abordar os estudos de Karl Marx sobre a importância da escola na vida das crianças, visto que elas devem aprender para transformar e promover mudanças na sociedade. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, ao que foi debatido (Vírgula) notou-se a necessidade de erradicar o trabalho infantil no Brasil, (Justaposição) logo, para corroborar com o Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, é preciso que o governo federal, em parceria com os órgãos responsáveis pela proteção infantil, realize investimentos no sistema trabalhista destinados aos adultos de modo que as crianças e os adolescentes não precisem trabalhar para manter a renda familiar, e, além disso, é importante que o processo educacional seja monitorado para garantir a educação efetiva. (A proposta está incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |