Embora a OIT (Organização Internacional do Trabalho) proíba a atividade laboral para crianças, percebe-se que na atual realidade, (Sem vírgula) não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que tange diz respeito (Redundante) ao trabalho infantil. Diante disso, faz-se essencial analisar a baixa qualidade das escolas e a falta de denúncias como as principais causas desse impasse. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, é preciso salientar que a má qualidade da educação é um motivo latente do problema. Segundo o educador e filósofo Paulo Freire: "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Diante disso, verifica-se a crescente evasão escolar e a consequente entrada de crianças em trabalhos informais (Virgula) visto que o jovem ou sua família não enxerga uma perspectiva de futuro proporcionada pelas instituições de ensino. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto relevante nessa temática é a ausência de manifestações. Sob essa lógica, o imperativo categórico de Kant aconselha que o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal. No entanto, no que tange à questão da exploração infantil há uma lacuna no dever moral (Essa discussão precisa ser mais explorada) quanto ao exercício da denúncia.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham conter o trabalho infantil. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação renumerar remunerar melhor os professores através de investimentos por meio de impostos pagos pela população a fim de ajudar e oferecer uma perspectiva de futuro melhor as crianças. Além disso, a rede midiática deve conscientizar a população brasileira sobre a importância de denunciar em caso de suspeita através de propagandas publicitárias para que as pessoas se tornem conscientes das consequências causadas pela problemática. Assim, a lei prevista pela OIT poderá ser vivenciada na prática. (A proposta está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto a proposta de intervenção está incompleta. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |