"Construímos muitos muros e poucas pontes". Essa afirmação do teólogo cientista inglês Isaac Newton pode ser facilmente aplicada ao comportamento da sociedade diante do trabalho infantil, já que essa problemática é marcada na sociedade por concentrar a construção de barreiras sociais e a escassez de medidas para a sua erradicação. Assim, torna-se claro que esse panorama tem origem na negligência do Estado. Desse modo, atuam agravando o quadro central não só na falha educacional como também a mentalidade capitalista. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse quadrante, é preciso, de início, discorrer acerca da displicência do trabalho.Para tanto, faz-se oportuno rememorar o pensamento do insigne sociólogo polonês Zygmunt Bauman, segundo o qual algumas instituições deixaram de exercer a sua função, operando como "zumbis" .À luz da lógica baumaniana, a inserção precoce dos jovens no mercado de trabalho expõe a face zumbificada do governo, dado que, embora seja responsável por fiscalizar e garantir a execução de leis, essa instância se omite de sua função social (Melhore a apresentação dessa ideia). Isso promove, pois, uma adversa conjuntura: devido à indiferença dessa esfera, parte expressiva do tecido civil resultando no trabalho infantil.Logo, não é razoável que o governo protagonize a manifestação do trabalho infantil na nação verde-amarela. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) A naturalização do trabalho precoce no Brasil , além disso, evidentemente, consolida o trabalho infantil. Isso acontece porque a normalização do desrespeito frente à falta de caminhos para combater o trabalho infantil no Brasil, motivada pela indiferença e pela falta de alteridade populacional, contribui para a perpetuação do comportamento passivo da sociedade diante da falta de resolução da situação, fortalecendo, então, o impacto do trabalho infantil. Essa situação pode ser simbolizada pelo conceito proposto na " Teoria do Habitus", cunhado por Pierre Bourdieu, sociólogo frânces, que é definido como a habitualidade da sociedade diante de situações, mesmo que perniciosas, a partir de um conjunto de crenças e valores enraizados no imaginário coletivo (Explore com produtividade essa ideia), tal como acontece com o trabalho infantil.
(Boa estratégia coesiva) É crucial, portanto, superar a gênese do trabalho infantil. Dessa maneira, cabe ao Ministério Público - responsável por fiscalizar e garantir a execução de leis- realize fiscalizações, por meio da rede de proteção a criança e ao adolescente, com a finalidade de erradicar o problema .Além disso, o Ministério da Educação (Vírgula) mediante o mesmo plano, deve instruir os estudantes acerca do trabalho infantil. Espera-se com essas medidas, construir mais pontes e derrubar os muros associados ao trabalho infantil no Brasil, refutando a promessa de Newton. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |