John Locke, filosofo inglês, destaca ser dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar da população. Todavia, em virtude do trabalho infantil ser uma realidade na sociedade, é valido reconhecer como o Poder Público não atua de modo efetivo e, pior, não exerce seu papel social. Nessa lógica é possível analisar a falta de fiscalização governamental e a desigualdade social como impulsionadores do problema. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, é indubitável a falta de fiscalização governamental. Desse modo, se vê que mesmo após a criação de leis, o trabalho infantil continua existindo, isso por conta da diminuição da quantidade de auditores fiscais, ou seja, o número de fiscalizações diminuindo. Conquanto, o orçamento para o combate ao trabalho infantil passou de 1,2 milhões para 300 mil, de 2010 a 2018, em âmbito nacional. Além disso, o número de Auditores Fiscais do Trabalho, a quantidade de auditores ativos passou de 3.059 para 2.303, entre 2010 a 2018. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notória a desigualdade social como outro fator impulsionador do problema. Desta forma, é valido analisar que entre 2016 e 2017, (Sem vírgula) a proporção de pessoas pobres no Brasil subiu de 25,7% para 26,5% da população, de acordo com dados revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas em 2018. Diante deste cenário, o aumento da pobreza significa também o aumento do trabalho infantil, já que tem ligações diretas com a situação econômica das famílias brasileiras. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em vista dos fatos supracitados, faz-se necessário a adoção de medidas que venham erradicar o trabalho infantil. Por conseguinte, cabe ao governo federal disponibilizar verbas e concursos de auditores fiscais. Além disso, cabe do mesmo modo ao governo projetos sociais de ajuda a famílias carentes, de modo que a situação em que as famílias se encontram melhore (Vírgula) assim não tendo a necessidade de enviar a criança ao trabalho. Somente assim o Estado irá concretizar seu dever assegurando os diretos e bem-estar social. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Discussões pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |