O trabalho infantil no Brasil existe há muito tempo, porém com a pandemia a situação se agravou mais ainda, pois muitas crianças e adolescentes pararam de estudar para ir trabalhar porque seus pais estavam desempregados, muitos nunca nem tiveram a chance de estudar pois vivem em extrema pobreza que não podem deixar de trabalhar a ter acesso à educação e diversos outros motivos pelos quais o trabalho veio por primeiro. (Evite parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Crianças que deveriam estar brincando e vivendo as suas infâncias da melhor maneira possível são obrigadas a carregarem o peso de sustentar, muitas vezes, seus pais e irmãos, pois esse é o único jeito de terem comida na mesa. (Evite parágrafo frasal. Abordagem limitada do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Não é necessário que saia em capas de jornais, na televisão ou um artista falar sobre para tomarmos uma atitude, pelo contrário, algo deve ser feito imediatamente! (Evite esse tipo de construção) A melhor maneira para encerrarmos o trabalho infantil é denunciarmos, usarmos nossa voz para o bem e para o que realmente importa. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Senti falta de um planejamento textual. Explore as discussões com produtividade. Não deixe de exercitara sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |