No século XIX, o Brasil vivia um período de supremacia burguesa, (Sem vírgula) onde para o povo ter uma voz ativa era necessário possuir bens ou ter alto cargo na sociedade. Pode-se relacionar esse período com os dias atuais, onde as pessoas que não possuem documentação não têm o direito ao voto, acesso à educação e aos programas governamentais. (Não formulou a tese)
Diante disso observa-se a importância de garantir o acesso do indivíduo à cidadania, contribuindo para a formação de uma sociedade mais democrática.
Em congruência com o que foi citado, Platão idealiza que a democracia é como uma distribuidora de igualdade, sendo fundamental na formação de uma sociedade igualitária. Para isso, é necessário que as pessoas exerçam seus direitos e deveres e seu papel na sociedade. O passo inicial é o registro civil, tornando o indivíduo oficialmente membro e parte de seu Estado. A ausência desse registro resulta em problemas para essas pessoas, como o fato de não poderem ser beneficiados pelo governo, em caso de situação vulnerável e não ter acesso ao trabalho formal e à educação. (Delimite e explore a discussão com produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com o pensamento do filósofo Immanuel Kant, sobre o homem ser o resultado do que a educação faz dele, torna-se visível a necessidade de garantir a inclusão na educação, visando a obtenção de conhecimento para o exercício da sua profissão e papel na humanidade. Pode-se também estabelecer uma relação entre o processo de educação com a redução na criminalidade, com base no pensamento de Pitágoras, de que educando as crianças não será necessário puni-las no futuro, sendo notável a importância do registro civil e da educação no processo de evolução do Estado. (Explore a discussão com produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Ao analisar o que foi citado (Vírgula) fica evidente que medidas devem ser tomadas. É de papel do Estado promover ações fiscalizadoras para identificar pessoas com a ausência do registro civil e fornecer a eles o suporte necessário na emissão dos documentos, tendo como objetivo um maior controle sobre as atividades da população, encontrando pessoas em situações de vulnerabilidade e oferecendo apoio, numa tentativa de amenizar a desigualdade social. (A proposta de internação está incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |