Naturalmente invisível

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/12/2021
Nota tradicional: 360
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pobre já nasce invisível com registro ou sem. No Brasil, os pobres só não vistos em época de eleição. Ai (Marca de oralidade) a coisa muda de figura e o poder de iludir e enganar os bobos entra em ação. É um tal de carregar as crianças pobres nos braços, comprar remédios, levar para passear, tomar café com dona Maria! (Evite esse tipo de construção) Beber uma pinga com seu João. E assim acontece mais uma eleição. E tudo segue como antes ou pior. Sem transporte público bom e barato, sem segurança, sem hospital, sem trabalho e sem nada. Será que o povo não aprende nunca? (Evite esse tipo de construção) Tem que cobrar que a Constituição seja fielmente cumprida. (Tangenciamento)

Quando que o brasileiro vai aprender a dar o devido valor a quem merece? A pessoa que faz política com alma, paixão e compromisso. Que honre sua promessa de campanha e seu nome. Pessoas sem registros de nascimento? Muito grave! (Evite esse tipo de construção) Pois, (Sem vírgula) todo cidadão precisa dele para fazer parte da sociedade e ter direitos e deveres. Quem de fato se importa? A igreja? A segurança pública, o governo? Acabou tudo. A realidade mostra tudo cinza. Com a eleição se aproximando talvez um oportunista use esse tema para garantir sua vitória e depois esquecer, como é normal. (Tangenciamento)

(Melhore a estratégia coesiva) Deveria ser lei e obrigatório que todo cidadão existisse (Melhore a construção dessa ideia). (Truncamento) Mas não é importante para o governo saber realmente o número exato de todos habitantes deste país. Como vive? O que faz viver? Idade, estudo, doença e toda demanda necessária para administrar o país. Essa é a obrigação do poder político. Acolher e dar oportunidade para todos. (Reelabore a discussão apresentada) 

Os invisíveis existem! E são muito! Se o governo sabe até a estimativa dos números e por que ainda não tomou os cuidados para resolver esse problema? E todos os direitos que deixaram de receber serão beneficiados? Se o governo quer realmente registrar todo mundo é muito fácil. É só passar a responsabilidade para todos os governos municipais. (Truncamento) E através de mutirão cada cidade deve encontrar e registrar cada cidadão para assim tirar todos os documentos e adquirir o direito legal e soberano se  de ser brasileiro. . (Uso inadequado da pontuação. Apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Competência 3 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 360 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos