Invisibilidade e abandono

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/12/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra "O cidadão de Papel", o jornalista Gilberto Dimenstein critica o sistema de leis do Brasil, o qual possui uma boa elaboração, carece de efetivamente na prática (Melhore a construção de sentido). Sob esse viés, a crítica da obra sobredita se aplica no contexto nacional quanto a garantia á  à cidadania no Brasil, pois é uma questão a ser solucionada. Logo é necessário medidas para solucionar esse impasse que é motivado pelo abandono governamental e pela falta de acessibilidade informativa. (Muito bem. Formulou a tese) 

Primeiramente, é indubitável o abandono governamental sob os indivíduos que carecem do registro civil, principalmente em tempos como os de pandemia, onde muitas pessoas que não possuíam o registro civil não conseguiram o auxílio emergencial do governo, assim, ficando ainda mais sem estruturas e garantias de pelo menos uma renda para sobrevivência dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). Desse modo o governo brasileiro com consciência não agiram em a respeito desse assusto, invisibilizando mais ainda esses indivíduos. (Explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notório a falta de acessibilidade de informações. Dessa forma, pessoas que moram em cidades bem pequenas de interiores não possuem o acesso devido a informações sobre o registro civil, assim acabam não tendo a certidão de nascimento feita, desta maneira não garantindo e nem podendo exercer seus direitos como cidadão brasileiro. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em vista dos fatos supracitados, faz-se necessário a adoção de medidas que venham amenizar a invisibilidade e registro civil sob a garantia do acesso à cidadania no Brasil. Por conseguinte, cabe ao governo e ao Ministério da Cidadania fazerem campanhas em lugares de difícil implantação de informações, além de garantir os direitos aos indivíduos que não tiveram o registro civil feito, a fim de que a invisibilidade dessas pessoas acabe. Somente assim, o governo deve mudar de um governo nigligênciador para um acolhedor. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos