Parece algo distante de imaginar, para aqueles que possuem seus direitos como cidadão garantidos desde a infância, que outros tantos milhões de brasileiros não possuam acesso à educação, saúde e outros serviços essenciais. Pessoas se tornam invisíveis ao Estado por não possuírem o seu registro de nascimento. Um documento de acesso gratuito cuja importância pode não ter ficado clara para alguns pais, ou aos que são de regiões distantes dos grandes centros urbanos, onde são centralizados os diversos serviços ao cidadão. (Formule a tese)
Primeiramente, a tomada de consciência das famílias, com relação ao registro civil (Vírgula) deve ser trabalhada. É preciso tornar evidente a qualidade de vida que a documentação pode trazer. A melhora com o acesso à educação, saúde e até programas assistenciais. São necessárias campanhas de divulgação que alcancem regiões interioranas e com pouco acesso à informação. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, uma alternativa para o estímulo ao registro seriam campanhas de serviço itinerantes, como furgões, ônibus ou barcos com prestação de serviços de cartório. Uma estrutura completa com capacidade de alcançar populações de locais remotos, de difícil acesso e que acabam esquecidas por estarem distantes da zona urbana. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, como minimizador desse problema, cabe ao Ministério da Justiça, uma vez que é o órgão centralizador dos comitês gestores dos registros civis, despender recursos em campanhas de conscientização e divulgação dos benefícios do registro de nascimento e (Vírgula) também, para criação de comissões de planejamento e estratégias para alcançar a população não registrada. Talvez (Vírgula) assim, tenhamos menos indivíduos invisíveis e mais cidadãos reconhecidos. (Faltou apresentar o detalhamento)
Dados correção tradicional
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |