*-* A invisibilidade do cidadão e o registro civil no Brasil

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/12/2021
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O registro civil é primordial na vida de todo cidadão, além de ser um direito ele nos identifica como pertencentes de uma pátria e capazes de exercemos cidadania no país. Porém, é notável os altos índices de pessoas que não possuem o próprio registro de nascimento. É um assunto delicado, que merece ser discutido e abordado no Brasil. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Em estimativa, são mais de 2 milhões de brasileiros sem o registro, compreendemos assim que, (Sem vírgula) não é apenas um problema financeiro que os exclui da sociedade, mas toda uma conjuntura, o que envolve: o acesso à informação, a saúde de qualidade, ao transporte, e, (Sem vírgula) sem falar das dificuldades sociais enfrentadas por serem da classe baixa a maioria dessas pessoas. (Parágrafo frasal. Explore a discussão com produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Percebe-se um padrão nessa situação, onde a maioria se enquadra em ser cor negra e financeiramente pobre, o que deixa de ser apenas uma dificuldade de acesso aos direitos, mas uma exclusão sociocultural, até por que, (Sem vírgula) não seriam os da elite que não teriam recursos para se registrar. Há uma desigualdade e luta ainda predominante entre as classes, culpa do capitalismo (Vírgula) mas também da ética e moral do ser humano, o qual preocupa-se apenas consigo e não pensa de uma forma que poderia beneficiar o coletivo de uma nação. (Reestruture) 

(Melhore a estratégia coesiva) Para mudar esse quadro, é necessário medidas cabíveis no setor educacional, social e governamental do Brasil. Envolver as escolas e entidades midiáticas para desenvolver campanhas de conscientização referente a esse documento essencial e seu uso em sociedade. Trazer ao governo federal a responsabilidade sobre essas vidas que não reconhecem seus direitos, para que se desenvolva projetos no objetivo de ampliar a defesa e uso dessa documentação, a qual não exerce apenas os direitos como cidadão, mas como ser humano.​​​​​​​ (A proposta está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos