Luísa Redação

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/12/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com a Constituição federal de 1988 (Vírgula) é considerado cidadão todo aquele que nascer vivo dentro dos limites do território brasileiro, todavia, esse direito é violado diariamente no país. Tal problemática é causada pela dificuldade de acesso a serviços de qualidade e à falta de conhecimento sobre o assunto por parte da população, devido ao mau atendimento nos cartórios públicos do país e a ineficácia na aplicação do tema cidadania nas escolas brasileiras. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, o atendimento de má qualidade nos cartórios brasileiros prejudica a realização de registros civis. Pode-se averiguar tal fato por uma notícia divulgada em 2020 pelo jornal G1, a qual retrata que uma mulher foi expulsa de um cartório no interior do país, após receber diversos insultos de uma funcinária. Tal acontecimento demostra-se inperdoável a funcionários públicos e, além de violar o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição federal, representa grande ineficássia  inceficácia nessa área do sistema púplico brasileiro. (Explore a discussão com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a aplicação ineficado assunto "cidadania" nas escolas do país impede que a população reconheça a necessidade do documento primário e da aplicação da cidadania. É possivel confirmar essa ineficiência por meio da análise da nova Base Nacional Comum Curricular, na qual fica explícito que o tópio cidadania deve ser comentado de forma superficial nas escolas brasileiras, principalmente na Ensino Fundamental, e retira da grade curricular do terceiro ano do ensino médio a disciplina de "Sociologia", que na antiga Base Nacional deveria destacar o tópico nessa etapa educacional (Melhore a apresentação dessa discussão). É inegável que essas modificações prejudicam o senso de cidadania brasileiro. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, o acesso a serviços de má qualidade e a aplicação ineficás do assunto "cidadania", na educação básica, impedem a realização de regitros civis e a garantia de acesso a mesma no Brasil. Assim, é dever do Ministério da Educação aprimorar a aplicação do tópico "cidadania" nos currículos escolares, por meio da Base Nacional Comum Curricular, para que o direito à cidadania seja efetivado e garantido, conforme legislado pela Constituição federal de 1988. ​​​​​​​(Faltou apresentar o detalhamento) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos