[Sem título]

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/12/2021
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o geógrafo Milton Santos, no texto “Cidadanias Multiladas”, a democracia, extremamente importante para a fundamentação social do indivíduo, só é efetiva quando atinge a totalidade do corpo social. No entanto, observa-se que a invisibilidade causada pela falta de registro social contraria o ideal de democracia. Nesse sentido, é válido ressaltar que a negligência governamental e a omissão familiar atuam como agravantes para o cenário negativo. (Muito bem. Apresentou a tese)

Nessa perspectiva, a negligência governamental é impulsionadora desse revés. A esse respeito, segundo o filósofo grego Aristóteles, a política tem a finalidade de promover uma vida digna. Entretanto, a conjuntura social vigente contrasta ao proposto pelo filósofo, já que a igualdade social não está sendo assegurada aos cidadãos sem a certidão de nascimento, o que os faz não serem reconhecidos oficialmente pelo Estado por causa da demora para resolver situações de pessoas que não estão registradas (Melhore a apresentação dessa ideia). Desse modo, o registro tardio provoca mais prejuízos em um longo período de tempo.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão familiar contribui para a continuidade da problemática. Sob essa ótica, é notório como o registro de nascimento é responsabilidade dos familiares, os quais têm a guarda e deveres desde o nascimento do menor, sendo um deles: providenciar os documentos necessários, medidas descumpridas em alguns casos que prejudica o menor (Essa discussão precisa ser mais explorada). Dessa maneira, ao não ser cumprida a responsabilidade, o mais novo é desamparado legalmente.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indubitável a necessidade de mitigação do entrave. Para isso, cabe ao Ministério da Justiça e os veículos midiáticos, como principais propagadores de informação em massa, (Muito bem. Apresentou o detalhamento do agente) criar campanhas de conscientização, por meio de redes sociais e comerciais televisivos, a fim de informar a importância de registrar indivíduos e locais que podem ser procurados para a obtenção de registro de nascimento. Somente assim, o termo pejorativo “cidadanias multiladas” não valerá mais para descrever a realidade brasileira. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos