Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/12/2021
Nota tradicional: 320
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitas pessoas são "esquecidas" da sociedade. Isso ocorre por causa da condição financeira, por questões de raças e outros tipos de preconceitos que são bastante comuns na nossa sociedade brasileira. Infelizmente esse problema sempre foi presente na história e vai continuar sendo por um longo período. (Contextualize o tema com mais clareza) 

Todos os cidadãos têm o direito à certidão de nascimento, considerado o documento mais importante do cidadão (Vírgula) e, de acordo com a Lei Nº 9.534 de 1997, todos os seres humanos, não importa etnia, raça ou religião, têm o direito de obter tal registro gratuitamente, (Ponto final) Porém, a discriminação é grande e ainda ocorre com frequência no Brasil, então, sempre vai haver problemas para usufruir de tais direitos humanos. (Reestruture. Abordagem tangencial)

(Melhore a estratégia coesiva) É com a certidão de nascimento que o ser humano é oficialmente reconhecido pelo Estado e, com esse documento, a pessoa conseguirá ter a possibilidade de retirar outros tipos de documentos necessários como (Vírgula) por exemplo, a carteira de identidade, o CPF, entre outros. (Parágrafo frasal. Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, (Sem vírgula) todos os cidadãos precisam ter visibilidade e voz na sociedade para existir uma harmonia e boa convivência entre todos, não importa se é homem ou mulher, homossexual ou hétero, todos são iguais perante à lei. (Não apresentou a proposta de intervenção. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Competência 3 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 320 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos