[Sem título]

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/12/2021
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na Roma Antiga, existia uma série de limitações à cidadania e, dentre os indivíduos excluídos, destacavam-se as mulheres, os estrangeiros e os escravos. No atual contexto brasileiro, não existem tais restrições, mas existem outras problemáticas que impedem o pleno exercício da cidadania, como a ausência de documentação pessoal por uma expressiva parcela da população. Dentre as causas, destaca-se a negligência por parte das autoridades governamentais, o que provoca a invisibilização dos indivíduos afetados. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

O autor Gilberto Dimenstein destaca, em sua obra “Cidadão de Papel”, que as leis garantem os direitos aos cidadãos, mas, na realidade, estes encontram obstáculos para, efetivamente, desfrutarem do que lhes foi prometido. A indiligência estatal constitui-se, portanto, de um fator para a manutenção da inacessibilidade a documentos essenciais aos brasileiros que encontram-se (Partícula atrativa) em tal vulnerabilidade (Essa discussão precisa ser mais explorada). É inadmissível que as autoridades deixem de dar atenção a um problema tão sério, tanto em relação à necessidade de promoção de discussões, quanto à adoção de ações que visem mitigá-lo.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é possível notar a ampla proporção dessa situação de marginalização social. Segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), em 2015, haviam mais de 2,9 milhões de brasileiros que não possuíam Certidão de Nascimento e a região que mais apresentou tal índice foi o Sudeste, com uma taxa de 38,3%. Esse é um dado preocupante, quando leva-se em conta que diversos serviços sociais exigem tal documentação, como os de saúde, educação, eleições, moradia e distribuição de renda. Logo, torna-se evidente a desumanização das pessoas que encontram-se (Partícula atrativa) nessas condições, sendo urgente a tomada de medidas em prol de uma efetiva solução.

(Boa estratégia coesiva) Cabe, portanto, ao governo federal, em parceria com os governos estaduais e as prefeituras municipais, promover eventos de grande alcance popular para a emissão de documentos, como Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. Esses eventos devem ser anunciados em meios midiáticos, como TV, rádio e redes sociais, além de serem ofertados veículos coletivos exclusivos, para os habitantes de regiões de difícil acesso, a fim de proporcionar uma maior abrangência. Dessa maneira, as pessoas terão, realmente, a devida garantia de respeito a seus direitos como cidadãos. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos