[Sem título]

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/12/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O protagonismo do indivíduo é primordial para sua formação etnico-cultural, valendo-se das dinâmicas sociais. (Truncamento) Sendo direito de todo cidadão, (Sem vírgula) o registro civil, (Sem vírgula)  como garantia de sua cidadania e para sua "des-invisibilização". No Brasil (Vírgula)  há lei que garante o registro de nascimento gratuito, mas na efetividade, como proporcionar esse exercício de cidadania? (Melhore a contextualização do tema)

De início, vale destacar que a certidão de nascimento é o primeiro, (Sem vírgula) e (Vírgula) também, o mais importante documento do cidadão. Somente por meio da certidão de nascimento, que posteriormente, (Sem vírgula) o indivíduo conseguirá retirar, (Sem vírgula) possíveis, (Sem vírgula) outros documentos. Doravante, é por meio dos documentos que a pessoa atesta a sua cidadania, nacionalidade, filiação. E outrossim, pode alcançar os benefícios plenos de um cidadão brasileiro. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, as desigualdades sociais, no Brasil, são agravadas e até mesmo ocultadas, uma vez que há uma discrepância entre a visibilidade e a invisibilidade dos cidadãos nacionais. A luta pelos direitos à documentação pessoal, para os brasileiros, perpassa as questões políticas, financeiras e sociais, uma vez que mesmo diante da gratuidade da primeira documentação, em todas as regiões do país existem indivíduos sem documentos. (Explore com mais produtividade) 

(Melhore a estratégia coesiva) Neste contexto, as políticas públicas (Vírgula) para minimizar a problemática descrita, devem privilegiar ações positivas. É mister a documentação pessoal para o exercício pleno da cidadania, cabendo medidas que ampliem e possibilitem o acesso do indivíduo a seus direitos. Para tanto, de modo a garantir a primeira documentação, a certidão de nascimento, os bebês deveriam já sair das maternidades registrados, como forma de torná-los verdadeiramente cidadãos brasileiros. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos