Na Obra "Utopia", do escritor inglês Thomas more, é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário do que o autor prega, uma vez que a garantia de acesso à cidadania no Brasil não tem sido praticado de forma constante .Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema em virtude do silenciamento e da insuficiência legislativa. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro plano, é preciso atentar para a invisibilização presente na questão. Nessa perspectiva, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação (Essa ideia precisa ser mais desenvolvida). Porém, há um silenciamento em torno da garantia de acesso à cidadania no Brasil tem tratado como um problema já resolvido. Assim, traz a pauta esse tema debatê-lo (Melhore a construção de sentido) amplamente aumentado a chance de atuar nessa problemática. (Explore a discussão com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a garantia de acesso à cidadania no país evidencia para a ineficiência legislativa. O filósofo John Locke defende que " as leis fizeram-se aos homens e não para as leis" (Vírgula) ou seja, que haja, (Sem vírgula) politicas públicas e investimento massivo (Melhore a construção dessa ideia). Nesse sentido, mesmo com a regumelaçao projetada para as pessoas, o problema persiste. Assim, é preciso agir sobre essa questão. (A discussão precisa ser explorada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para isso ocorrer, o MEC juntamente com o Ministério da educação (São o mesmo órgão), (Sem vírgula) devem desenvolver palestras nas escolas, para alunos do ensino médio, por meio de enfrevistas com vítimas do problema, bem como especialista sobre o assunto. Tais palestras devem ser videocoferênciadas nas redes socias dos ministérios, com o objetivo de trazer lucidez sobre o tema e atingir um público maior. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe de forma mais otimistas para as diferenças, pois como constatou Hanna Arendt: " A pluridade é a lei á terra". (Reestruture a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Reestruture as discussões apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |