[Sem título]

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/12/2021
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série “Modern Family”, a personagem Glória sai de seu país e vai morar nos EUA em busca de uma vida melhor, (Ponto final) Todavia, ela passa a se sentir excluída da sociedade e acredita que a solução do problema é conseguir a cidadania estadunidense (Essa contextualização não contempla o tema). Fora da ficção, muitas pessoas se sentem invisíveis perante ao Estado e à sociedade pelo fato de não terem registro civil. Logo, faz-se necessário combater esse problema, de modo a incluir essas pessoas na comunidade e garantir seus direitos básicos como cidadãs. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

Inicialmente, vale ressaltar que, (Sem vírgula) a exclusão dessas pessoas está mais ligada à empatia e ao respeito do que ao fato delas serem ou não cidadãs. Entretanto, o problema maior é que, quando alguém não é reconhecido como cidadão, essa pessoa perde alguns direitos considerados básicos, a citar, o direto à igualdade perante a lei – previsto no artigo 5º da Constituição federal – e o direito à educação e à alimentação – previstos no artigo 6º da mesma (Use quando houver ideia de igualdade). Ademais, caso o número de pessoas sem registro diminua, a desigualdade social diminue também. (Reestruture e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado, juntamente com o Ministério da Cidadania, estabelecer formas, através de decretos e leis, de facilitar o acesso à cidadania. Além disso, é de suma importância que a mídia mostre para a população como um todo, (Sem vírgula) a importância de ter o registro civil, podendo fazer isso através de campanhas e propagandas. Dessa forma, será reduzido o índice de pessoas sem cidadania brasileira e a sociedade será mais inclusiva e igualitária. (A proposta está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos