[Sem título]

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/12/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desde 1997 o registro civil é gratuito no país, porém muitos brasileiros não possuem o documento que afirma sua existência para o Estado. Desse modo, os sujeitos podem perder o acesso a benefícios, como a chance de se matricular em instituições escolares e também sofrerem a invisibilidade social. Logo, é necessário enfrentar tal problema reduzindo suas causas e consequências. (Melhore a contextualização do tema) 

Dentro desse contexto, é importante destacar a dificuldade financeira da população como um dos fatores que contribuem com a ausência de documentação. Segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), 1 milhão de pessoas da região Sudeste não têm registro civil. Isso ocorre porque o Brasil foi construído com as "colunas" da desigualdade socioeconômica, resultando na redução de renda àqueles colocados à margem da sociedade (Explore mais essa discussão), como os negros e indígenas. Assim, é lamentável que o Brasil continue exercendo a desigualdade social.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a invisibilidade social figura como uma das consequências da falta de documentação pessoal. Isso acontece porque o indivíduo não tem sua própria identidade e acaba sendo definido por alguns apelidos e nomes que causam constrangimentos. Dessa forma, a tese de São Tomás de Aquino: "todas as pessoas devem ser taratadas com a mesma importância" estaria sendo quebrada em relação àqueles que não têm documentos. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos, órgão responsável pela promoção dos direitos aos indivíduos, (Muito bem. Apresentou o detalhamento do agente)  realizar buscas ativas nas cidades, por meio de verbas públicas, para encontrar aquelas pessoas que não têm certidão de nascimento e registro geral e, assim, selecionar dias específicos nos cartórios para obter tais documentos. (Excelente. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos