Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso a cidadania no Brasil

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/12/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“ O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a ele”. A afirmação atribuída pela filósofa francesa Simone de Beauvoir se encaixa bem com a invisibilidade e acesso civil, já que muito que a problemática citada é o fato da sociedade aprender a conviver com o problema (Melhore a construçãoa dessa ideia). Logo, é direito de todo cidadão brasileiro ter o registro civil em mãos desde os primeiros dias de vida, porém a dificuldade financeira e os costumes da Antiguidade vividos pelos cidadãos brasileiros contribui para o alarmante cenário. (Reestruture) 

Em uma primeira análise, é imperativo que apesar do registro ser gratuito, ainda existe pessoas que não o têm, seja por dificuldades financeiras ou por falta de acessibilidade, ambos representados pelos moradores de rua ou de lugares com difícil acesso a cartórios (Reestruture essa discussão). No entanto apenas no Sudeste brasileiro existe mais de um milhão de pessoas sem o registro de nascimento (Vírgula) segundo dados do R7. Todavia se faz substancial a mudança desse caso. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, pode-se afirmar que na Antiguidade as pessoas não tinham fácil acesso à certidão de nascimento, pois, (Sem vírgula) apenas depois de 1997 esse documento passou a ser gratuito. Entretanto, na contemporaneidade existe algumas pessoas que se adaptaram a viver sem o documento que abre as portas para cidadania. Assim já dizia a filósofa alemã Hanna Arendt (Vírgula) em sua teoria “Banalidade do Mal” (Vírgula) que a sociedade passou por um processo de massificação e já não percebe os problemas . Portanto, é nítido que a garantia de acesso à cidadania é um direito de todos, mas que ainda é um problema que passa despercebido na vida dos cidadãos brasileiros. (Explore a discussão com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, medidas para resolver o impasse da invisibilidade e acesso civil no Brasil são necessárias. O governo federal (Vírgula) por meio de parcerias com a mídia social, deve criar campanas com o uso de panfletos e de veículos de comunicação, a fim de incentivar a população a ter seu documento civil. Além disso, o governo federal deve fazer parcerias com empresas de transporte público a fim de levar o acesso do cartório para as pessoas. Com essas medidas espera-se que todas as pessoas tenham garantia da cidadania. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos