Invisibilidade e registro civil:garantia de acesso à cidadania no Brasil

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/12/2021
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

''O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". A afirmação atribuída, (Sem vírgula) à filósofa francesa Simone Beauvoir pode ser facilmente aplicada à cidadania no Brasil, já que mais escandaloso do que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade (Melhore a construção dessa ideia). Assim, é lícito afirmar que as pessoas que têm seu documento (Especifique-o) é visto como um cidadão na sociedade, já aquelas outras por condições financeiras não têm seu registro é visto com outros olhos na sociedade. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

Em primeiro plano, cabe ressaltar que o primeiro documento de vida é a certidão de nascimento. Com ele as pessoas terão acesso a outros tipos de documentos civis. Muitas pessoas, (Sem vírgula) que têm seu registro para a sociedade e para o Estado é considerando um cidadão brasileiro, por que porque a pessoa que tiver com sua certidão de nascimento prova para o governo que é oficialmente registrado na sociedade e terá seus devidos direitos como cidadãos. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, o problema persiste por que porque não é são todas as pessoas que têm condições financeiras para pagar seu registro, por exemplo. Por conta disso, pessoas acabam ficando sem seu primeiro documento (Melhore a apresentação dessa discussão). Para a sociedade aquele cidadão que não tem uma certidão é como se não existisse (Vírgula) é considerando  considerado um nada por que não tem o mesmo direito à àquelas que têm sua certidão. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Cidadania juntamente com o governo federal devem promover projetos gratuitos, a fim de ajudar aquelas pessoas que não têm, (Sem vírgula) condições de pagar sua certidão de nascimento, por meio de facilitar os cidadãos a ter seus direitos iguais para não precisar ser considerado um nada na sociedade (Reelabore essa ideia). Somente assim, a garantia de acesso à cidadania no Brasil, (Sem vírgula) não será mais um impasse. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos