Redação G.D 24

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/12/2021
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro “1984”, o autor George Orwell retrata uma sociedade na qual o Estado, através do Ministério da Verdade, detinha forte poder sobre a população na medida que controlava os dados históricos e os registros de seus cidadãos, ao passo que, caso fosse de seu interesse, poderia “vaporizar” um indivíduo, colocando- o como inexiste perante a sociedade. Em paralelo com a realidade brasileira, muitas pessoas sofrem com o fenômeno da invisibilidade, pela falta de registro civil, concretizando uma situação de questionamento ao acesso ao direito à cidadania no país. Logo, é necessário uma reflexão sobre a questão, visto que o direito ao registro civil está constituído na Carta Magna e é uma conquista social que deve ser mantida para toda a população. (Formule a tese com mais clareza) 

Primeiramente, o direito à identificação é um bem inalienável a todo cidadão brasileiro fundamentado constitucionalmente. Dessa forma, é válido ressaltar que, como afirma o economista Ammartya Sen, “O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) não deve ser medido pelo aumento da distribuição de renda e sim pelo acesso aos recursos básicos”, no qual estabelece de direito dos sujeitos sociais o acesso à educação, moradia e saúde, meios nos quais conquistados a partir da identificação desses recebidores, qualificando o registro civil como meio fundamental de garantia desses bens (Melhore a apresentação dessa ideia). Além do mais, cabe ressaltar que é um direito contido na Constituição federal do Brasil , assegurando que todos são iguais perante à lei e identificáveis em território nacional.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, cabe salientar que a invisibilidade vem sendo um problema que precisa ser combatido a fim de garantir a cidadania. Sob tal premissa, sabe-se que a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) foi feita a fim de estabelecer os Direitos Humanos e erradicar problemas sociais como a fome, a pobreza e passificar as nações. Dessa forma, é mister ressaltar que como forma de promover a cidadania é válido o combate contra toda forma de invisibilidade social, sendo a falta de registro civil uma das principais causas do apagamento de certa parcela populacional é de seus direitos defendidos pela ONU (Desenvolva a sigla). Em suma, é necessário trazer soluções significativas a fim de manter a cidadania. (A discussão precisa ser mais explorada) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister a necessidade de medidas intervencionistas com o propósito de diminuir a invisibilidade social e garantir o direito à cidadania e ao registro civil. Assim, cabe ao Ministério da Educação e Cidadania- órgão responsável pelas políticas educacionais e sociais do país - (Muito bem. Apresentou o detalhamento do agente), criar um projeto político de monitoramento social, realizando novos registros civis de cidadãos vítimas da invisibilidade social por meio de um ressenceamento, a fim de amenizar os impactos existentes acerca da falta de acesso à cidadania no país. Em suma, a “vaporização” do indivíduo ocorrida na história de Orwell deixará de ser reflexo da sociedade brasileira. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos