[Sem título]

Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/12/2021
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A teoria "O cidadão invisível'' (Vírgula) de Gilberto Demeinsten (Vírgula) mostra como a invisibilidade destrói a perspectiva de cidadania. Isso se confirma na questão do registro civil no Brasil, visto que milhares de indivíduos não têm sua existência reconhecida pelo Estado, fato que compromete o acesso aos direitos constitucionais (Especifique alguns). Dessarte, cabe enfatizar que o alto índice de brasileiros sem certidão de nascimento é consequência da omissão estatal e da desigualdade socioestrutural operante. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, a inércia governamental faz a persistência da poblemática (Melhore a construção dessa ideia). A esse respeito (Vírgula) o filósofo contratualista Rousseau afirmou que o Estado é responsável por garantir condições básicas de vida à população, isso significa que a certidão de nascimento deve ser concedida a todos sem burocrácias (Vírgula) pois é a porta de acesso aos direitos e serviços ofertados no país (Especiique-os). Portanto, a falha no reconhecimento oficial de alguns indivíduos é uma negligência de dever que fere a cidadania dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a desigualdade socio-estrutural socioestrutural corrobora com a exclusão de parte dos cidadãos no registro cívil. Isso porque, para a socióloga contemporânea Djamila Ribeiro (Vírgula) "o lugar social em que vivemos nos proporciona experiências distintas'', ou seja, embora o problema em questão atinja milhares de pessoas, ele acomete em maior grau populações periféricas e de baixa renda uma vez que apresentam fatores como menor escolaridade e a falta de recursos financeiros que os colocam em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, não possuir certidão de nascimento (Vírgula) além de marginalizar suas condições de cidadão, reforça as disparidades sociais. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário medidas que solucionem o problema no Brasil. Nesse viés, cabe ao Poder Executivo- responsável pelo aparato administrativo- (Muito bem. Apresentou o detalhamento do agente) reduzir a burocracia e promover políticas para o reconhecimento cívil dos brasileiros sem certidão através da Defensoria Pública, por meio de verbas do Fundo Rotativo Orçamentário e amplie a disponibilidade dos serviços de registro nas regiões periféricas, com a finalidade de garantir a igualdade de direitos dos cidadãos invisibilizados. Assim, será possível que a cidadania- valorização do cidadão- não seja apenas perspectiva destruída, mas sim uma realidade. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos