E o meu direito ao alimento?

Tema: Insegurança alimentar no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/11/2021
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabe-se que desde sempre a falta de alimento em alguns países era evidente, o que ainda é um problema (Vírgula) mas agora não está concentrado apenas em uma parte, estamos presenciando isso em  ao nosso redor, tornando-se um problemas para a população. (Evite um parágrafo frasal e formule a tese) 

De acordo com o programa jornalístico " fantástico" da TV globo, a pandemia contribuiu para o agravamento da insegurança alimentar no Brasil, com o aumento de desemprego em até 20% e com o aumento da inflação, que fez os preços dos alimentos subirem, servindo como mais um ponto que favoreceu a insegurança alimentar na mesa do brasileiro e a perda de um direito civil. (Explore mais a discussão. Evite um parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) "Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e sua família, saúde e bem-estar inclusive alimentação, vestuário, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis" (Vírgula) diz o Artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Percebe-se que a falta de alimento desencadeia outros problemas sociais como na saúde, o bem-estar (Vírgula) as condições básicas de moradia e outros, sendo necessário que haja a contribuição da população com campanhas comunitárias ou projetos solidários que promovam alimento e ajudas básicas à saúde, oferecimento de trabalho ou ajuda financeira por meio do governo, oferecer programas e palestras da parte de órgãos públicos, como o Programa de Aquisição de alimentos (PAA), feitas em escolas e/ou faculdades e incentivar o cultivo de alimentos com por meio do próprio uso da terra para que se tenha uma possível solução para o problema da insegurança alimentar no Brasil. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos