Combate à fome no Brasil

Tema: Insegurança alimentar no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/11/2021
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição federal de 1988 prevê igualdade entre direitos e deveres a todos. Logo, está previsto a alimentação adequada para toda população. No entanto, há convergências  divergências quando se observa indivíduos em situação de fome no Brasil. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza) 

Primeiramente, a alimentação é algo indispensável na vida de seres humanos, sendo ela responsável por trazer energia e sustância pelos nutrientes, necessários para o corpo funcionar corretamente, e sua falta pode causar grandes consequências, como doenças e em casos mais graves, a morte. (Explore mais a discussão. Evite parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a insegurança alimentar aumentou devido à falta de programas e políticas públicas. O governo Lula elaborou o “Programa Fome Zero” com o objetivo de garantir a todos uma alimentação adequada. Logo, é necessário medidas como essa para a melhora do combate à fome no Brasil. (Reestruture e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessária a intervenção governamental. À vista disso, as autoridades estatais devem promover uma alimentação adequada a cidadãos por meio de reforços as leis já existentes a fim de garantir a todos a segurança alimentar. Só assim, esse problema pode ser, inicialmente, mitigado e, posteriormente, dirimido. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos