Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A Constituição federal de 1988, garante a todos os indivíduos(brasileiros) o direito a uma vida digna. Porém, o alastramento da fome e a insegurança alimentar vivenciada pelas camadas mais pobres no Brasil é são um empecilho para que essas parcelas da população desfrutem desse direito nacional na prática. Dessa forma, surge um problema que tem como causa a desigualdade social e o descaso governamental. (Truncamento) Sendo imperioso intervir de forma eficaz sobre o problema. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro plano, a desigualdade social é um fator dificultador de resoluções.Chimamanda afirma que ‘’ a ideia de mudar o status quo é sempre penosa’’. Sob essa lógica, agir sobre a desproporção de qualidade de vida em relação às classes sociais instaurada na questão da fome no Brasil, é uma tarefa árdua e requer lutar contra um processo histórico. Então necessita-se, assim como diz a pensadora, passar pelas dificuldades para conseguir chegar a uma realidade que se almeja. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, o descaso governamental é uma entrave ao problema. Para Thomas Hobbes o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal apontamento não é verificado na realidade brasileira, já que, (Sem vírgula) o governo federal não tem cumprido o seu papel de assegurar às nove milhões de pessoas que estão em situação de fome no Brasil uma vida digna e que seja análoga à carta magna de 1988. Assim sendo necessário rever as ações do Estado perante a situações calamitosas que se estabelecem no país. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o poder público invista na questão da fome no Brasil, com a destinação de verbas, que serão convertidas em alimentos e fundos para campanhas de combate à fome. (Truncamento) A fim de conter o desenvolvimento dessa problemática. Além disso, a questão da fome ocasionado pela pobreza deverá ser implementada nas escolas, criando cidadãos que sejam relutantes na busca de soluções para o problema. Só assim poderá se consolidar um Brasil melhor. (A proposta está incompleta)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160 |
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
200 |
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 |
120 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
200 |
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
160 |
Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
840
|
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |