A alimentação negligenciada

Tema: Insegurança alimentar no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/11/2021
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a Constituição federal de 1988 - documento situado no topo do ordenamento jurídico -, todos têm direito à alimentação. No entanto, quando se observa o cenário brasileiro hodierno, percebe-se que essa garantia enfrenta entraves para ser consumada, haja vista a insegurança alimentar no Brasil. Nesse contexto, tal cenário nefasto possui como causas a ausência do Estado e a desigualdade social. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

Em primeiro lugar, é oportuno pontuar que a ausência do Estado possui íntima relação com o problema. Acerca disso, Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. As autoridades, todavia, não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte e , ainda, não direcionam um olhar as ações que poderiam resolver o imbróglio, como o incentivo à prática da agricultura familiar (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, tal negligência inviabiliza a dissolução dessa conjuntura inaceitável e, ainda, dificulta a distribuição plena e alimentos.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, denuncia-se o agravamento do impasse por parte da desigualdade social. Consoante a Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, algumas instituições perderam a sua função social, embora ainda mantenham a sua essência. Nessa lógica, ONG's  ONGs (Desenvolva a sigla) são cruciais não só para fornecer abrigo e alimento aos mais necessitados, mas também para auxiliar no desenvolvimento pessoal os indivíduos na procura de uma renda . Dessa forma, ao passo que as Instituições Não Governamentais não cumprem sua obrigação, os impasses voltados à alimentação plena da sociedade verde e amarela se mantêm em vigor, fazendo jus ao pensamento de Bauman. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Em síntese, observa-se a necessidade de atenuar os desafios relacionados à fome no Brasil. Logo, o Ministério da Agricultura - órgão encarregado de administrar a agricultura familiar- deve realizar, por meio de investimento financeiro, auxílios que promovam a atuação de famílias na área de plantação, com a finalidade de suprir as necessidades não só das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade), mas também de outros indivíduos. Além disso, as ONG's, mediante o investimento Estatal, precisa acolher os mais necessitados e ajudar no desenvolvimento profissional dos mesmos. Com efeito, espera-se a consolidação do direito elencado na Magna Carta. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos