O descaso e a ameaça

Tema: Insegurança alimentar no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/11/2021
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A fome acompanha a humanidade por toda a sua história, em inúmeros contextos locais e temporais. Nesse contexto, no Brasil não é diferente, o descaso governamental causa a insegurança alimentar nos diversos lares brasileiros, ameaçando a saúde íntegra das classe mais baixas. (Formule a tese)

Em primeira análise, a defasagem no programa Bolsa Família -que proporciona o alimento na mesa de milhões de brasileiros- é um dos maiores indicadores do descaso governamental a respeito da fome no Brasil. Sendo assim, se tornando o maior responsável pela insegurança alimentar das classes mais baixas no contexto atual. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Podemos destacar também, (Sem vírgula) os riscos que a desnutrição causa por falta de alimentos na saúde dos cidadãos, ela afeta não somente a parte física, mas também a parte cognitiva do indivíduo (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, fragiliza a saúde de 19 milhões de brasileiros, invalidando um dos principais preceitos da OMS (Organização Mundial da Saúde). Nesse sentido, podendo nos levar a pensar no termo de "limpeza social" adotado pela sociologia em 1980, em que há a eliminação de elementos sociais indesejáveis por parte de organizações. (Reestruture e explore com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao poder público reforçar os programas com o foco no combate à fome, por meio do redirecionamento de impostos, para que a insegurança alimentar no Brasil não seja uma realidade. Desse modo, preservando a vida igualitária de todos os brasileiros. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos