"

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/10/2021
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

" Pouca saúde e muita saúva os males do Brasil são". A metáfora de "Macunaíma", livro de Mário de Andrade, criticava várias mazelas brasileiras. Embora seja de 1928, a obra é atualizada pelo aumento na circulação de armas de fogo no Brasil, acontecimento que torna a vida no país perigosa e insegura. Assim, é legítimo afirmar que a omissão do governo e o tímido protagonismo social corroboram com o problema, fenômeno que sedimenta o desequilíbrio democrático. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

A priori, para que a circulação de armas de fogo no Brasil diminua, o governo deve dificultar o acesso às armas, visto que, (Sem vírgula) esse aumento de circulação favorece o crime organizado, pois facilita o seu acesso a esse instrumentos. Sob esse viés, ratifica-se o conceito de "Estado Mínimo" , do economista Adam Smith, ou seja, o autor defende que as ações estatais foquem apenas na segurança, na justiça e na defesa da vida (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo a chamada "Miniarquia" ,defendida pelo autor, não está sendo respeitada (Vírgula) pois a segurança é afetada (Vírgula) já que, como citado anteriormente, o aumento de armas de fogo no país favorece o crime organizado.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a sociedade civil organizada também é corresponsável pelo aumento no número de armas de fogo no Brasil. (Truncamento) Posto que a cidadania confere direitos (Vírgula) ela também cobra deveres, entre os quais, uma sociedade fraterna. Fato mostrado pelo pensador Jean Jacques Rousseau no seu conceito de " Contrato Social", na qual ele entende que a participação da população na política impede que uma "barbárie" se instaure no Estado. Portanto, associações comunitárias e o terceiro setor (Especifique-o) devem atuar para impedir esse aumento de consumo, fortalecendo a estrutura societária. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, cabe ao Estado e à sociedade civil organizada formularem, acompanharem e avaliarem mudanças necessárias às políticas públicas de segurança, para diminuir o aumento de circulação de armas de fogo no Brasil. Por meio de um aplicativo gratuito, fornecido pelo governo federal, a população irá informar as autoridades locais sobre a segurança dos bairros e ruas. Para isso, o Estado utilizará recursos públicos e o aplicativo contará com uma interface de fácil usabilidade. Desse modo, os municípios estarão mais seguros e a necessidade de se consumir armas de fogo se extinguirá, e o Brasil "terá menos saúva e mais saúde". (A proposta está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos