Aumento da circulação de armas e seus riscos

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/10/2021
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra "Utopia", do filósofo Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social é livre de conflitos e problemas. Entretanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o aumento da circulação de armas de fogo é uma contrariedade presente na sociedade brasileira. Nesse sentido, convém analisar-se as principais causas e consequências desse impasse. (Formule a tese com mais clareza) 

Diante desse cenário, o incentivo do governo em armar a população, (Sem vírgula) é um dos principais catalisadores dessa problemática. Sendo assim, é pertinente mencionar o artigo 6° da Constituição Cidadã, que garante entre diversos direitos sociais o direito à segurança. Com efeito, é transparente que o chefe geral do Estado (Vírgula) ao dar apoio ao porte de armas, coloca em risco a segurança e a integridade física da população. Logo, é nocivo que isso persista. (Explore mais o argumento) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a intensificação da violência é a principal consequência do aumento da circulação de armas de fogo. Dessa forma, é pertinente relembrar a citação,"O homem é o lobo do homem", do filósofo Thomas Hobbes, segundo a qual conclui-se que o homem em seu estado de natureza é selvagem, violento, e, que portanto, necessita de leis para se estabelecer uma ordem social entre eles. Logo, a persistência do uso ilegal de armas em crimes como,  (Sem vírgula) assaltos e homicídios, (Sem vírgula) só confirma a perspectiva de Hobbes sobre o estado violento do homem. Além disso, a ocorrência desses atos criminosos só reforça a necessidade de diminuir a circulação de armas entre os cidadãos, a fim de minimizar a violência, principal fator de desordem social. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Logo, cabe ao governo federal, instância máxima do Poder Executivo, investir ainda mais na segurança pública. Essa ação deve ser feita por meio do aumento de policiamento nas pequenas e grandes cidades, para promover uma maior fiscalização dos cidadãos. Além disso, é fundamental a implantação de leis mais rigorosas para aqueles que portam de armas ilegalmente. Tais medidas, visam combater a circulação de armas e garantir o direito constitucional à segurança da população. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos