11AA20

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/10/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro "Laranja Mecânica", do escritor Anthony Burgess, é retratado um futuro distópico em que há demasiada violência em uma cidade, causada por jovens truculentos. Com isso, nota-se que a ausência de proteção pessoal, como o porte de armas, só acentua tal problemática na sociedade. Assim, gera insegurança e, além disso, mal-estar social. Ademais, é imprescindível o debate acerca do exposto, bem como soluções para essas questões. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeiro plano, é indubitável que a falta de segurança torna a questão ainda mais preocupante. Dessa maneira, o aumento do porte de armas na população faz com que as pessoas sintam-se mais protegidas para atentados contra a sua vida. Para exemplificar esse argumento, no ano de 2018, em Suzano, uma policial de folga protegeu várias crianças de um bandido armado em frente uma escola, graças a posse de uma arma. (Truncamento) O que comprova a veracidade da importância do porte de armas para proteção pessoal. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é válido ressaltar que os grandes usurpadores de poder, como Hitler, desarmaram a população para deixá-la indefesa. Assim, nota-se que o Estatuto do Desarmamento, sancionado em 2003, trouxe apenas mal-estar para o povo por negá-los o direito a sua proteção à vida (Essa discussão precisa ser mais explorada). Dessa forma, engendra na população um terror social pelo fato de estarem à mercê de indivíduos mal intencionados , a saber, (Sem vírgula) ditadores da história, como, (Sem vírgula) Fidel Castro.

(Boa estratégia coesiva) Em suma, para dissolução dessa conjuntura, faz-se primordial que o governo federal, através de legislações públicas, sancione a lei que minimize a quantidade de porte de armas, que, atualmente, para o cidadão comum é de seis- visto a natureza da questão. (Truncamento) Para que assim, diferentemente da ultraviolência ocorrida na obra de Burgess, a sociedade brasileira sinta-se mais protegida e menos vunerável a ataques hostis. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos