Bullying : uma brincadeira maldosa
Tema: Bullying: ‘brincadeirinha’ comum
Bullying é uma palavra de origem inglesa e corresponde a um conjunto de agressões físicas e psicológicas, que ocorrem principalmente em uma instituição de ensino. Quando praticado tem a intenção de humilhar, intimidar, ignorar, discriminar, excluir, ameaçar.
O que antes era uma brincadeira, hoje em dia está se tornando um assunto sério. Na maioria dos casos o agressor nunca está sozinho, são de duas a três pessoas. Eles precisam de atenção, de platéia, estão sempre querendo aparecer e aterrorizar a vítima, que passa a ter medo e fica sem nenhuma defesa.
Geralmente, os autores do Bullying são de classe mais alta, que não recebem atenção, muito menos carinho dos pais, eles já trazem o problema de casa para a escola.
Não usar uma roupa da moda, não se enturmar com os colegas, ser mais calado, ou até mesmo ter uma deficiência são motivos para que a pessoa comece a ser zombada por outras.
Diminuir esse problema é de fato uma responsabilidade não só da escola como da família.
O diretor e os responsáveis pela educação e segurança, devem discutir esse tema com os alunos e pais, conscientizando e previnindo é um bom começo para que essa brincadeira maldosa tenha um fim.
É preciso retirar essas mentes perigosas do ambiente escolar, para que não atrapalhem o desenvolvimento e a vida dos alunos.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
| Nota final | 4.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |