A violência e os casos de morte causados por arma de fogo

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/10/2021
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"Na séria coreana Round 6 conta história de pessoas endividadas que são selecionadas para participar de um jogo de sobrevivência, quando perdem são mortos por uma equipe mascarada, violentamente." O cenário não é diferente da vida real quando se trata de armas,pois houve um aumento da circulação desses armamentos ,principalmente a de fogo,gerando violência e crescimento dos números de óbitos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Uso inadequado do operador argumentativo) Ademais a violência se destacou com a regulamentação do acesso (Vírgula) desde então aumentou o risco de morte (Vírgula) inclusive em situações cotidianas de conflito social, como brigas de trânsito ou brigas domésticas. E na maioria dos casos, a motivação para o crime está ligada a questões afetivas ou relacionadas a dinheiro. (Abordagem limitada) 

(Reveja a estratégia coesiva) Entretanto obteve crescimento nos números de óbitos (Vírgula) de acordo com o g1.globo.com, (Ponto final) Em 2020 foram 50 mil registros que (Vírgula) segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (Vírgula) 78% das mortes são causadas por armas de fogo ,estima-se também um avanço de 108% no indíce de equipamentos longos como as espingardas ,carabinas e sobretudo fuzis. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Diante dessa perspectiva ,deve ser feito pelo Mistério da Justiça e Segurança a fiscalização dessas armas e proteção dos direitos da sociedade, além disso pode-se estar realizando palestras nas quais busque conscientização dos cidadãos sobre os perigos dessa regulamentação. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos