O perigoso aumento da população armada

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/10/2021
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil, ocorre (Vírgula) desde a eleição do presidente Jair Bolsonaro, ao final do ano de 2018, um aumento flagrante da compra e venda de armas de fogo por parte da população civil, devido à facilitação e incentivo por parte do governo federal, o atual chefe do executivo defende, desde sua campanha, o armamento dos cidadãos brasileiros. Essa política pública de segurança pode causar efeitos contrários ao esperado, gerando novos problemas e agravando os já existentes. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)

(Melhore a estratégia coesiva) Na prática, a posse de armas é um grande risco à população, pois aquele cidadão pode, por exemplo, ao não saber manejar corretamente uma arma (Vírgula) gerar um enorme perigo a si próprio e às pessoas ao seu redor. Outro perigo é a falsa sensação de segurança que será passada, porque o armamento pode gerar em seu portador uma sensação de segurança constante, potencialmente fazendo com o qual cometa descuidos ou arriscando-se em combates e situações as quais tendem a lhe gerar ferimentos graves ou até mesmo a morte. (Evite uma argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) O aumento da circulação das armas tende a agravar problemas que, atualmente, já são muito danosos como, por exemplo, a violência contra mulher, devido ao fato de que agora o homem terá uma arma para se utilizar na hora de subjugar e violentar pessoas do gênero oposto. Outro potencial agravamento é na questão dos homicídios, os quais hodiernamente possui números altíssimos e com o maior tráfego de armamento tende a se elevar, pois até mesmo situações cotidianas podem virar cenas de crimes, como brigas de trânsito ou brigas familiares onde alguém em  com stress elevado atire contra a outra pessoa ou, como já citado anteriormente, colocar os portadores em situação de alto risco de vida. (Apresente a discussão com mais produtividade) 

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Para obter-se se obter uma política pública de segurança eficiente que garanta a segurança da sociedade brasileira, é necessário ações do governofederal e estadual no investimento e aprimoramento da polícia e das estratégias de combate aos mais variados crimes. O Congresso Federal deve criar e aprovar leis com punições mais duras aos criminosos e, o(Sem vírgula) Poder Judiciário garantir o cumprimento dessas leis ao punir os malfeitores. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos