O Aumento da Circulação de Armas de Fogo no Brasil

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/10/2021
Nota tradicional: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, é notório o aumento crescente de civis com o porte legal de armas no Brasil, e é de suma importância que a segurança pública seja notificada em relação ao mau uso desse artigo de proteção na sociedade. (Explore mais as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Somente em 2020, o número de assassinatos foi superior a 500 mil mortes, tendo um aumento de 5% em relação ao ano anterior, sendo que o uso de armas de fogo deveriam ter como objetivo proteger e de defender pessoas. Entretanto, são usadas com o fim de interesse próprio, ferindo e causando danos a sociedade em geral. (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Designada como artigo de proteção, o uso diário e primordial na vida dos cidadãos perde o significado. Afinal, os exercícios de autodefesa como artes marciais e lutas em geral podem ser usados em caso de necessidade, deixando o manuseio desse objeto letal a cargo da segurança pública. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, (Sem vírgula) determinado aumento mais prejudica do que auxilia na vida cotidiana dos cidadãos. Portanto, são necessárias ações voltadas para a educação e conscientização do uso incorreto das armas de fogo, bem como, (Sem vírgula) leis mais rígidas que visam punir seu uso indevido. Além de, (Sem vírgula) criar um projeto para ser levado ao Congresso Nacional por iniciativa de deputados e apoiadores, em a favor do desarmamento civil e mais segurança em nossas cidades brasileiras. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos