O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/10/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na música “Pumped Up Kicks”, a banda Foster the People faz referência a uma das maiores tragédias com arma de fogo nos Estados Unidos, o Massacre de Columbine. A canção, ao referenciar a chacina ocorrida num país com armamento em peso, faz jus também às críticas recorrentes quanto ao aumento de armas no Brasil, tendo em vista que esse fator não é garantia de maior proteção do povo e pode, inclusive, influenciar na quantidade de tragédias ocorridas em território nacional.. (Uso inadequado da pontuação)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é importante citar que a ampliação do número de brasileiros armados não é sinônimo de proteção superior ou impedimento na ocorrência de homicídios, como visto em estatísticas do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que mostram um aumento de 78% nos crimes com armamento durante o ano de 2020. Isso acontece porque muitas pessoas não sabem manusear as diferentes armas, devido à falta de instrução, ou não têm condições psicotécnicas para tal, provocando o uso indevido e inexperiente dessas. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o aumento de armas de fogo em larga escala é capaz de influenciar numa maior quantidade de tragédias pelo país, levando em conta que pessoas mentalmente incondicionais poderão adquiri-las com má intenção, como visto no Massacre de Realengo, ocorrido em 2011 (Vírgula) no Rio de Janeiro, no qual o assassino, abalado psicologicamente e motivado por vingança, invadiu uma escola e matou 13 pessoas, incluso  incluindo ele mesmo; situações como essa acabam por criar, assim, inseguranças na população e temor por calamidades iguais ou piores. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Logo, uma maior circulação de armas de fogo no Brasil é vista como prejudicial e, devido aos seus aspectos negativos, necessita ser evitada. Assim, o Ministério da Defesa deve, através de palestras públicas nas diferentes regiões do país, promover debates quanto ao assunto, a fim de informar à população brasileira suas consequências e malefícios. De outra forma (Vírgula) as polícias estaduais, em parceria com o Ministério supracitado, precisam criar operações que fiscalizem a obtenção ilegal e contrabando de armamento em todo o território brasileiro, com o intuito de impedir que esse se espalhe e músicas baseadas em fatos reais como “Pumped Up Kicks” continuem a ser escritas. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos