[Sem título]

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/10/2021
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desde a alteração do regulamento flexibilizando a posse de armas , ação feita pelo governo do presidente Jair Bolsonaro , houve um aumento no registro de armas aprovadas pela Polícia Federal (PF) . No entanto tal medida que visa garantir a segurança dos cidadãos , em contrapartida , pode elevar os casos de feminicídios , baseando - se que o instrumento mais utilizado nos ataques é a arma de fogo , levantamento inédito feito pelo Instituto Sou da Paz (ISP) (Vírgula) a partir de dados dos sistemas de notificação de violência do Ministério da Saúde. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Em princípio uma grande parte da população brasileira está em prol do armamento dos cidadãos com o objetivo de diminuir invasões em domicílios , empresas, entre outras (Vírgula) e dessa forma assegurar a segurança individual e familiar . Tal cenário se concretizaria quando o invasor temeria entrar em conflito com outra pessoa armada e recuaria diante da ação de invasão . (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida outra parcela da sociedade teme o risco da elevação de casos de mortes e violência . Substima-se que testes psicológicos e outras avaliações exigidas pela Polícia Federal (PF) resultem que somente pessoas de boa índole adquiram a arma , ocasionando um risco muito maior de mulheres serem vítimas de feminicídios em seu próprio lar . Embora as agressões possam ser por espancamentos, uso de faca ,entre outros , o disparo com arma de fogo reduz a probabilidade de sobrevivência da vítima .“A violência destrói o que ela pretende defender : a dignidade da vida , a liberdade do ser humano . ” A afirmação atribuída pelo representante religioso Papa João Paulo || simboliza o comportamento social diante da violência , quem pratica perde a dignidade e quem é ameaçado por ela perde a liberdade . (Reestruture e explore a discussão com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto o Ministério de Segurança Pública deve disponibilizar ,por meio do apoio financeiro do governo federal , um patrulhamento mais efetivo nas ruas ,com o intuito de garantir mais segurança aos moradores .

(Trucamento entre parágrafos) Dessa forma , haverá o sentimento de segurança , a procura civil por armas diminuirá , além do mais , cada cidadão de investir em equipamentos de segurança , como câmeras , alarmes e cercas elétricas (Problemas na construção de sentido) , essas medidas diminuirá o risco de invasão , o que comprova que não é somente armas que garante a segurança . (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos