Os perigos do armamento da população.

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/10/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição federal (Vírgula) artigo. (Sem vponto final) 144, afirma que, (Sem vírgula) a segurança pública é dever do Estado, direito e reponsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. No entanto, em 2019 houve um aumento na circulação de armas de fogos no Brasil, aumentando também o índice de homicídios deste  desde então, (Melhore a coesão) a falta de debate e a negligência governamental são fatores que contribuem com o problema. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, podemos afirmar que a falta de debate sobre o problema, (Sem vírgula) facilita com a o aumento da circulação de armas de fogo. Djamila Ribeiro explica que, (Sem vírgula) é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém há uma omissão sobre o assunto, uma vez que a população não tem o conhecimento dos riscos do armamento, são facilmente manipulados a se armarem. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) No entanto, a negligência governamental intensifica a problemática, visto que os discurso pró-arma do presidente Bolsonaro, de que todo cidadão deveria ter uma arma de fogo pela própria segurança, e sem mostrar os perigos que têm em uma população armada, influenciou no alto índice da circulação de arma de fogo nos últimos anos, assim colocando a ordem pública em risco. (Reestruture) 

(Uso inadequado. Reveja o elemento coesivo) Contudo, é imprescindível atuar sobre esse problema. Por isso o poder público deverá criar projetos, por meios de propaganda publicitárias, afim  a fim de conscientizar a população sobre o armamento, assim reverter a falta de debate que impera. Tal ação pode conter dados que mostrem os riscos de ter uma arma de fogo, e mostrar que o armamento da população não acabará com a violência. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos