Pelo porte de arma conscientizado

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/10/2021
Nota tradicional: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil e várias partes do mundo (Vírgula) o porte de arma de fogo causa discussões e opiniões diversas sobre o assunto . (Truncamento de ideias) Pois é um assunto de segurança pública que envolve os cidadãos de todas as classes sociais e sua liberação causa preocupação em torno da sociedade. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)


(Reveja o elemento coesivo mais adequado) Sendo assim, a legalização do porte de arma tem que ser um processo minucioso ,pois, em mãos de pessoas não preparadas para fazer uso destas,poderia acarretar problemas maiores em âmbito nacional na sua segurança pública. (Abordagem tangencial do tema)

(Reveja o elemento coesivo mais adequado) Com isso,o aumento de clubes de tiros credenciados os órgãos federais responsáveis para o cidadãos fazerem treinamentos adequados para fazerem uso de suas armas e avaliação psicológica (Problemas na construção de sentido), deveriam ser obrigatórios para os que quiserem ter a legalização de compra e porte de arma de fogo . Desde modo os cidadãos poderiam estar seguros para reagirem em eventuais casos. (Reestruture as discussões apresentadas) 

(Reveja o elemento coesivo mais adequado) Contudo, o governo federal e os órgãos de segurança pública, (Sem vírgula) teriam que fazer campanhas publicitárias nos diversos meios de comunicação conscientizando a população por um porte de arma seguro e responsável de uso somente em casos extremos e informar os processos legais para o porte e seus deveres e obrigações perante os órgãos competentes da fiscalização. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos