Acesso a armas de fogo no Brasil|Giovana

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/10/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro "O Semeador de Ideias", uma série de acontecimentos leva Alex, filho do poderoso e egoísta Sagan, a cometer um ato violento dentro de sua escola: um massacre - onde nenhum de seus colegas perdeu a vida. No ano de 2019, um acontecimento parecido chocou o Brasil: o massacre de Suzano, quando dois estudantes assassinaram colegas e funcionárias de sua escola, e (Vírgula) em seguida, suicidaram-se - para o ato, os jovens contavam com uma arma de fogo (Melhore a coesão textual). No mesmo ano, 94.064 novos armamentos foram registrados no país, e em 2020, 179.771. Os números são altos, uma vez que o porte de armas é ilegal para aqueles que não dependem delas em sua carreira. Sobretudo, os dados provam que a circulação desses equipamentos vem aumentando. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Reveja a estratégia coesiva) Observando o cenário atual, verifica-se que é da crença de parte da população que o porte legal traz benefícios para a segurança do brasileiro. Contudo, duas pautas importantes são ignoradas: com a legalização para todos, o acesso ficaria ainda mais fácil para aqueles que não pretendem fazer bom uso das munições (como traficantes, chefes do crime etc.), e o custo seria tão alto que não chegaria à realidade do trabalhador, que necessita fazer sacrifícios para obter o básico. Logo, a seguridade estaria em risco. Ademais, é preciso considerar também o estado psicológico do possível portador; na tragédia que cita o adolescente Alex, um dos causadores de sua ação foi a saúde mental afetada e a esperança de que uma chacina seria a solução - naturalmente, uma pessoa com a mesma instabilidade tenderia para o mesmo caminho. (Reestruture a discussão apresentada)

(Reveja a estratégia coesiva) Dito de outro modo, a sociedade nacional é dividida entre os que apoiam (segundo esse grupo, um argumento seria a falta de competência policial) e os que são contra a liberação do poder armamentista público, e conforme a Constituição Federativa do Brasil, apenas os prestadores de serviços onde se é indispensável o uso de armas tem direito a tê-las. O presidente eleito Jair Bolsonaro, por sua vez, mostra-se "pró-armas", assim como seus eleitores. Porém, durante a pandemia, enfrentada dentro de seu mandato, a taxa de homicídios cresceu, totalizando 23,6 assassinatos por 100 mil habitantes, por consequência da "popularização" de fuzis, revólveres e demais tipos. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Em síntese, conclui-se que a circulação das armas de fogo interfere negativamente na nação. Uma solução para o problema pode ser encontrada nos investimentos para capacitação e em equipamentos de qualidade para os policiais, assim como a preferência por pessoas realmente eficientes para os cargos, para assim não deixar nas mãos dos civis o que deveria ser garantido pelo Estado. (Não apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos