Armas de fogo: benefício ou malefício à população?

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/10/2021
Nota tradicional: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A facilitação da circulação de armas de fogo no Brasil, (Sem vírgula) pode gerar um grande problema futuro. Estudos aprofundados, feitos por equipes especializadas, direcionadas pelo presidente - que é o maior defensor da ideia, precisam ser organizadas de maneira urgente, para o estudo de caso subjetivo de cada pedido de nova arma, pois, quanto mais armas em circulação, maior a chance de problemas futuros.
Inicialmente, percebe-se o quanto os ideais e ideias de um representante político pode influenciar e desencadear novas propostas entre o povo. É indiscutível que independente da proposta, esta afetará toda a população. (Reestruture as discussões iniciais)

(Reveja a estratégia coesiva) Além disso, é sabido que hoje, mesmo em carreiras policiais, a liberação para o indivíduo utilizar/portar uma arma de fogo, passa por todo um processo - teste de aptidão psicológica, física etc. Não se pode esquecer, (Sem vírgula) de que principalmente as carreiras policiais, (Sem vírgula) são as que oferecem segurança a população, e que mesmo sendo assim, há todo um processo para ser concedido ao candidato ser portador de uma arma de fogo, visando o risco que isso pode acarretar. (Reestruture

(Reveja a estratégia coesiva) Por fim, é importante destacar, em temos leis que organizam a vida humana de forma igualitária e justa; não se pode deixar de destacar os Direitos Humanos - em caráter universal; e o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH) - em nível nacional. Só de base, nessas leis, se analisarmos um contexto histórico em que elas se basearam, seria ressaltado que não deve ser tão simples a aquisição de uma arma de fogo. (Reestruture e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, se uma proposta/ideia é tão bem aceita, ela precisa passar por testes. Mas não um teste já decisivo - como a rápida entrega de uma arma, que só depende de seu poder aquisitivo. Teste feito mediante entrevista, análise pessoal em diversos aspectos - social, econômico, moral. E, após um período de teste, se daria a licença permanente - assim como até a nossa carteira de habilitação funciona. É irracional facilitar de maneira tão flexível, o uso de um objeto tão letal. Deve-se também, (Sem vírgula) considerar, (Sem vírgula) que em algum momento haverá a troca de presidente da república, e com essa troca, um representante que pensa de forma diferente do nosso atual presidente. Pouco poderá ser feito e alterado, considerando a grande massa de armas de fogo já liberadas para uso no Brasil. É um caminho sem volta. (Reestruture) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos