[Sem título]

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/10/2021
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

" Não são as crises que mudam o mundo, e sim a nossa reação a elas". Mediante o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, compreende-se que, com os meios eficazes, a sociedade brasileira pode superar os desafios relacionados ao aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, que são responsáveis por configurar um cenário preocupante. Torna-se necessário analisar, pois, a ineficácia do Estado e as desigualdades sociais como propulsores desse entrave. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, é imperativo salientar como a ineficácia do Estado sustenta esse panorama nocivo. De acordo com o filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau, na medida em que o Estado isenta-se da garantia dos direitos do cidadão, há um descumprimento do contrato social elaborado junto a sociedade. Nesse sentido, é evidente como a deficitária ação do Estado em promover segurança contribui para o crescente número de indivíduos portadores de armas de fogo no Brasil. Desse modo, enquanto as autoridades forem negligentes, pode-se-á observar o aumento da circulação de armas de fogo no tecido social brasileiro. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante destacar como a desigualdade social solidifica essa problemática. Embora a Constituição federal de 1988 assegure, conforme o artigo 6°, uma série de direitos sociais, como educação, saúde e etc.,  nem todos os cidadãos brasileiros têm acesso a esses benefícios. Tal conjuntura provoca altos índices de violência no Brasil, fazendo com que desponte na  população a ideia de que a circulação de armas de fogos proporcionará segurança  ao corpo social brasileiro, no entanto, esse quadro desencadeia um crescente número de homicídios e fomenta ainda mais a violência no país (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, enquanto a desigualdade social permanecer na sociedade brasileira será dificultoso o acesso à qualidade de vida no âmbito nacional.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é "mister" combater esses obstáculos. Para isso, urge ao governo federal, por meio do Ministério da Educação - órgão responsável pela elaboração e execução das políticas nacionais de educação - (Muito bem. Apresentou o detalhamento) promover uma ação para educar jovens e adultos a respeito dessa problemática, mediante a palestras, feiras educacionais e debates nas escolas. Além de conteúdos explicativos divulgados através de propagandas midiáticas explicando as melhorias e consequências do aumento da circulação de armas de fogo no país. A fim de se promover um senso crítico populacional, acerca dessa adversidade. Ademais é imprescindível a ação de políticas  públicas no auxílio a população menos favorecida, e uma melhoria nos órgãos responsáveis em promover segurança. Espera-se, com essas medidas, aproximar-se do pensamento do ilustre sociólogo polonês Bauman.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos