[Sem título]

Tema: O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/10/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a criação da Lei do Desarmamento que tem como objetivo, (Sem vírgula) regulamentar registro, posse e comercialização de armas de fogo no Brasil, democratizando possíveis acessos (Melhore a construção dessa ideia). Contudo, na prática a lei não se encontra concretizada, visto que a comercialização de compra e venda de armas de fogo ilegalmente no Brasil é abundante. Nesse sentido, é crível que o aumento da circulação de armas de fogo no Brasil é resultado da corrupção do meio militar envolvendo as milícias e consequentemente o aumento de homicídios no país. (Muito bem. Contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, faz-se necessário mencionar a o longa- metragem brasileira intitulado "Tropa de Elite", que é retratado o cotidiano dos policiais e das milícias do Rio de Janeiro que colaboram com o aumento da circulação de armas de fogo no domínio criminoso em troca de dinheiro. Em paralelo com a obra cinematográfica abordada, observa-se que as milícias corroboram com a livre circulação de armas de fogo no Brasil , fatores que são notáveis com a presença de ''ostentação'' de fuzis e revólveres nos bailes funks do Rio de Janeiro. Sob essa ótica, pode-se afirma que a precária atividade no combate a corrupção é crítica no país e necessita-se de prudência. (Melhore a apresentação das discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que o consenso de impunidade é afamado no Brasil, dado que os benefícios de regime semiaberto e do limite de pena máxima carcerária de 40 anos são razões que intensificam o aumentam  aumento de homicídios derivados da livre circulação de armas de fogo (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse viés, constata-se que o aumento da marginalização violentas nas ruas são fundamentos das leis insuscetíveis de coibir ou desestimular crimes.

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, pode-se perceber que o debate acerca do aumento da circulação de armas de fogo no Brasil é impreterível para a construção de uma sociedade mais segura. Portanto, cabe a União federal alterar leis para conter, corrigir e punir abusos com rigor, fazendo com que o infrator pense antes de tomar quaisquer decisões que deteriore o indivíduo. Ademais, cabe ao Ministério Público Federal criar uma operação investigativa nos meios corporativos das policias de todo o país, para que cesse a corrupção e do combate às milícias. Somente tal ação, poderá controlar este revés imposto na atual sociedade, para que cenas como a retratada em Tropa de Elite não intensifique na realidade

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos