[Sem título]

Tema: Debate sobre o marco temporal

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/09/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o artigo da constituição 231 (Melhore a construção de sentido), cabe à União demarcar e proteger todos os bens dos índios, incluindo nesse campo suas tradições, línguas, religião, costumes e suas terras. Embora seja uma conquista, os direitos conquistados pelos índios estão sendo ameaçados com a tese do marco temporal, que apenas reconhece terras indígenas já existentes existiam na data da constituição de 5 de outubro de 1988, (Ponto final) Tal ação ignoraria índios que foram obrigados a sair de suas terras devido à expansão branca no meio rural e urbano ou sob violência, além de terras em processo de demarcação não serem mais reconhecidas, ferindo a cultura de um povo. Assim vê-se a configuração de um problema de contornos específicos que emerge devido à insuficiência de leis e a priorização de interesses mercadológicos. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a insuficiência de leis é um desafio presente no problema. Segundo Dante Alighieri, as leis existem, mas quem as aplica? Tal frase do pensador pode ser aplicada à tese do marco temporal, que infringe completamente o artigo 231 (Vírgula) que assegura vários direitos aos índios. (Truncamento) Mostrando que a existência da lei não impediu para que a ação no Supremo Tribunal Federal fosse barrada. Sendo as leis nesse cenário não aplicadas para assegurar para esses povos os seus territórios, que é não só um forma de sobrevivência, mas de conexão com seus antepassados e suas tradições. (Reestruture a discussão apresentada) 

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a priorização de interesses mercadológicos é uma entrave no que tange ao problema. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica do mercado. Tal constatação é nítida no debate sobre o marco temporal, onde os defensores são ruralistas, (Sem vírgula) que causaram em grande parte a expulsão de índios de suas terras para dar vazão a plantações de arroz, trigos e outros cereais (Vírgula) ou violação de áreas indígenas para a extração de matéria-prima. Assim, inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o Poder Legislativo deve criar leis que assegurem aos índios o direito à sua terra e o respeito a sua cultura, que existia muito antes dos colonizadores portugueses chegaram  chegarem em solo brasileiro, a fim de reverter a supremacia de violação e interesses mercadológicos sobre uma classe oprimida desde os tempos coloniais. Além disso, o Estado deverá investir na proteção de áreas indígenas, para que se dê fim à violação sem autorização das mesmas, fazendo valer o artigo 231 da Constituição, que compete à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.. (Uso inadequado da pontuação)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos