[Sem título]

Tema: Debate sobre o marco temporal

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/09/2021
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, uma ação do Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido debatida, o marco temporal, que consiste no remanejo de terras indígenas que foram ocupadas após a data de " 5/10/1988" quando a Constituição entrou em vigor. Os indígenas são contra essa ação, já os políticos da bancada ruralista apoiam sua sua efetivação, alegando a utilidade das terras para fins agrícolas. Desse modo (Vírgula) é necessário que o Poder Judiciário aprove essa medida, já que a receita advinda do agronegócio representa 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, sendo essencial à economia. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas mundiais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Vírgula) seus principais produtos de exportação são a soja, café, milho e tabaco, sendo assim é indispensável a concessão de terras para a satisfação desta atividade. Contudo, deve haver uma preservação cultural de áreas que representam importantes significados para os indígenas, tornando-se essenciais debates e acordos para um remanejo justo. (Explore o argumento com mais produtividade) 

(Melhore a estratégia coesiva) Apesar da grande insatisfação de grupos indígenas com sua realidade, eles possuem inúmeras vantagens em comparação com a maior parte da sociedade brasileira. De acordo com a Fundação Nacional do Índio, cerca de 13% do território brasileiro está sobre domínio dos indígenas, que representam apenas 0,5% da população, além de não contribuírem com impostos (Melhore a progressão de ideias). Por conseguinte, parte dessas terras são improdutivas devido à baixa taxa de densidade demográfica, podendo ter extrema utilidade no agronegócio. Como consequência, se aproveitada, incrementará a economia do país significantemente. 

(Boa estratégia coesiva) É perceptível, portanto, que o debate sobre o marco temporal é necessário, para que sua aprovação seja feita de forma justa sem ferir a cultura dos grupos indígenas. Com isso, é fundamental que o STF - órgão líder da hierarquia do Poder Judiciário e responsável por suas decisões em escala federal - implemente um debate civilizado entre os líderes indígenas e representantes da banca ruralista para que haja um acordo e pagamento de indenização aos índios equivalente a área delimitada, com objetivo do remanejo ser efetuado de forma justa, sem gerar insatisfação de ambos os lados.  (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos