O Marco Temporal

Tema: Debate sobre o marco temporal

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/09/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o Artigo 231 da Constituição federal brasileira de 1988, compete à União proteger e fazer respeitar todos os bens dos índios, incluindo os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam. No entanto, na prática, nota-se a inaplicabilidade dessa meta, tendo em vista que o marco temporal representa um obstáculo para a realização do texto constitucional. Assim (Vírgula) faz-se necessário analisar a desvalorização da cultura indígena e o mal posicionamento do governo como propulsores da problemática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nesse meandro, verifica-se a desvalorização da cultura indígena como fator que intensifica a problemática, uma vez que para alguns povos certos territórios são uma conexão direta com seus antepassados, ou seja, a conservação de sua própria cultura. Essa proposição pode ser relacionada à lacuna educacional, (Melhore a coesão) para o filósofo Immanuel Kant, “O ser humano é resultado da educação que teve”. De acordo com essa perspectiva, se há um problema social, existe como base uma lacuna educacional. (Problemas na progressão de ideias) No que tange a falta de medidas para preservar a cultura indígena, já que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de democratizar o conhecimento de diferentes culturas. (Explore as discussões com clareza)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, é preciso considerar o mal comportamento do governo em relação à causa, (Sem vírgula) como elemento propulsor da problemática. (Truncamento) Visto que muitos territórios indígenas fazem fronteira com fazendas latifundiárias, e o governo não aplica medidas de proteção, como o patrulhamento militar, aos territórios indígenas. (Truncamento) O que facilita a invasão dessas terras. Assim, é necessário que as autoridades governamentais adotem um novo posicionamento. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, compete ao MEC- Ministério da Educação- incluir o estudo da cultura indígena em todas as escolas brasileiras, com o fito de preservar e resgatar as tradições desses povos. Além disso, é preciso que o poder público em conjunto as forças armadas promovam medidas como patrulhamento rigoroso em territórios indígenas (Vírgula) com o intuito de evitar a invasão dessas áreas. Dessa forma poder-se-á alcançar o proposto no Artigo 231 da Constituição de 1988. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos