O marco temporal no Brasil

Tema: Debate sobre o marco temporal

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/09/2021
Nota tradicional: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O termo marco temporal surgiu com uma decisão do STF (Desenvolva a sigla), com o ministro Ayres Brito, sobre a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol (Vírgula) em Roraima (Melhore a construção de sentido). Essas terras indígenas eram reivindicadas por produtores de arroz e pelos índios que ocupavam o lugar. (Contextualize o tema e formule a tese) 

(Reveja a estratégia coesiva) Na Constituição do Brasil, no art.23,diz respeito às terras indígenas, seus direitos, tradições ,costumes, e em lugar nenhum se fala sobre data de promulgação (Reestruture essa ideia). O marco temporal se inicia-se em 5 de outubro de 1998, dia que foi promulgada a Constituição. (Reestruture)

(Reveja a estratégia coesiva) Para os indígenas que dependem da terra para sobreviver esse marco temporal será injusto (Vírgula) pois está favorecendo o produtor rural que não está nem um pouco preocupado com a preservação ambiental. Segundo a antropóloga Luíza Molina, diz que o marco temporal reduz o acesso do ao direito originário da terra por parte dos povos indígenas. (Reestruture)

​​​​​​​(Reveja a estratégia coesiva) O marco temporal surgiu para ajudar os povos indígenas (Reestruture essa discussão) naquela ocasião (Vírgula) mas infelizmente ele está sendo usado para que os índios percam os seus direitos. Cabe aos ministros do STF aprovarem leis que dêem legitimidade aos povos indígenas. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos