A invisibilidade indígena na sociedade capitalista

Tema: Debate sobre o marco temporal

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/09/2021
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O marco temporal se trata de uma ação do Supremo Tribunal Federal onde  em que os povos indígenas só podem pedir a demarcação de terras se comprovarem que estavam lá no dia 5 de outubro de 1988. Dessa forma, é possível ver o descaso com a história do povo indígena por conta da ganância dos ruralistas, que usam as terras basicamente para o agronegócio e mineração. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, fica claro que existe um conflito entre a bancada ruralista e os indígenas, (Ponto final) De um lado (Vírgula) há a história de um povo de  que sofre há mais de 500 anos tendo que viver com o constante medo de ter suas raízes apagadas em razão dos fazendeiros que visam o lucro. Por outro lado, os detentores de grandes propriedades defendem que as terras só podem ser demarcadas se os povos nativos estivessem lá quando a Constituição foi promulgada, não importando se eles foram expulsos ou ameaçados. Sob esse ponto de vista, a briga tomou força após um veredito favorável aos indígenas em um processo de 2009, onde o STF alegou que eles estavam nas terras no dia 5 de outubro de 1988. (Abordagem superficial. Explore as ideias)

(Boa estratégia coesiva) Por consequência, a Advocacia-Geral da União emitiu um parecer baseado nessa decisão que, segundo o portal de notícias G1, é atualmente é utilizado para travar cerca de 30 processos de demarcação de terras. (Melhore a progressão de ideias) Assim como, (Sem vírgula) foi usado para sustentar o Projeto de Lei 490, que começou em 2007 e tomou forma depois do processo, onde as terras que deveriam ser demarcadas caso não apresentem comprovação podem ser utilizadas para o agronegócio e mineração. Em contrapartida, a aprovação dessa PL seria contra a Carta Magna, já que ela garante os direitos indígenas, ainda que eles não sejam respeitados, sem estipular uma data. Nesse sentido, se pode pode-se ver uma negligência governamental que, em detrimento da rica cultura indígena, escolhe o lucro. (Reestruture a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica claro que medidas precisam ser tomadas para preservar os costumes nativos. Cabe aos deputados acabarem com o Projeto de Lei 490 votando contra, com o intuito de finalizar com uma parte desse conflito, assim como cabe à Fundação Nacional do Índio garantir que os direitos da comunidade sejam respeitados através de novas leis, sem margem para brechas, visando a segurança das tradições indígenas. Com isso (Vírgula) será possível preservar a cultura nativa do país que já sofreu por séculos. ​​​​​​​(Faltou apresentar o detalhamento de algum dos elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos