Autismo no Brasil

Tema: Autismo: desafios para a inclusão

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/08/2021
Nota tradicional: 480
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A NOSSA SOCIEDADE NÃO É A MAIS PREPARADA PARA LIDAR COM ESTE TEMA. AS CARACTERÍSTICAS QUE PREDOMINAM NAS MENTES EM GERAL SÃO DÍSPA-RES díspares DAS CONFIGURAÇÕES AUTISTAS FICANDO PATENTE, SIM, UMA DIFICULDA-DE dificuldade  DE INCLUSÃO ÀS PESSOAS PORTADORAS DO AUTISMO. (Reelabore as discussões iniciais)

(Reveja a estratégia coesiva) ASSIM, O PRECONCEITO ESTÁ ENTRANHADO NO POVO. UMA PROVA DESSA PROBLEMÁTICA É A SÉRIE "THE GOOD DOCTOR", A QUAL NARRA O PRECONCEITO NO NÚCLEO FAMILIAR. O PAI DO PERSONAGEM PRINCIPAL, QUE É PORTADOR DA TEA (Desenvolva a sigla), SE COMPORTA DE FORMA PRECONCEITUOSA (Vírgula) NÃO COMPREENDENDO O TRANSTORNO DO FILHO. O PAI TRANSTORNOU O PRÓPRIO FILHO, POR MEIO DE SEU CONCEITO INFUNDADO, A PONTO DE PREJUDICAR A INSERÇÃO DAQUELE EM TODOS OS ÂMBITOS. (Explore as discussões com mais clareza. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) POR OUTRO LADO, TEMOS  (Evite a ideia de primeira pessoa) A QUESTÃO DAS ESCOLAS. MUITOS PROFESSORES NÃO ESTÃO QUALIFICADOS PARA LECIONAR A para ALUNOS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO Autista, UMA VEZ QUE, (Sem vírgula) OS SALÁRIOS SÃO BAIXOS E A INFRA-ESTRUTURA infraestrutura DAS ESCOLAS EM GERAL É PRECÁRIA; OUTROS TÊM MEDO, PRé-CONCEITO preconceito ETC. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) PORTANTO, CABE AO MEC (Desenvolva a sigla) E MINISTÉRIO DA FAMÍLIA EM AÇÃO CONJUNTA PRO-MOVER promover O COMBATE AO PRECONCEITO NA SOCIEDADE, A QUALFICAÇÃO DOS PROFESSSORES, A REESTRUTURAÇÃO DAS ESCOLAS E O AUMENTO DO PISO SALARIAL DOS DOCENTES. IDEALIZANDO CAMPANHAS NACIONAIS ANTI PRE-CONCEITO, ACIONANDO O CONGRESSO NACIONAL (Vírgula) ALÉM DE PARCERIA COM AS SECRETaRIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO; (Vírgula) VISANDO A ELIMINAÇÃO DOS OBSTÁ-CULOS obstáculos CONTRÁRIOS para A INSERÇÃO DE TAIS PESSOAS.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 80 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos