Desafios para inclusão nas escolas brasileiras

Tema: Autismo: desafios para a inclusão

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/08/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série americana “The Good Doctor”, Shawn é um jovem doutor, portador do Transtorno do Espectro do autismo Autista (TEA), o qual se mostra um excelente profissional, mas o personagem acaba enfrentando sérios problemas de socialização e aceitação por parte de seus colegas de trabalho. Diante disso, o enredo americano expõe o notório desafio que as pessoas com autismo enfrentam para alcançar a inclusão nos ambientes da sociedade. (Melhore a progressão de ideias) É importante destacar que o ambiente escolar é um dos primeiros lugares de interação social do individuo, no entanto o processo inclusivo também se encontra enfraquecido no setor. Nesse sentido o problema se mostra fortificado devido à ineficiência legislativa e fraca presença familiar.

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante destacar a colaboração da ineficácia de leis para continuidade do impasse. John Locke, filósofo inglês, argumenta que “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Todavia o que é observável no cenário brasileiro são regimentos que não instiguem a inclusão de pessoas portadoras do TEA. Há falta de regulamento eficaz que invista na capacitação dos profissionais da educação para recepcionar e lidar da maneira correta com o grupo em questão. (Reestruture. Abordagem superficial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade é a desvaída presença familiar no ambiente escolar. O Estatuto da Criança e do Adolescente declara que a família tem o dever de assegurar à criança o direito à educação e ao bom convívio comunitário. Pais e responsáveis poderiam contribuir grandemente no detalhamento comportamental da criança ao professor(a), para que este tomasse o melhor caminho para a realização da inclusão (Reformule essa ideia). No entanto o que é visto é a falta de contribuição do grupo familiar, o qual acaba a deixar o dever totalmente nas mãos da escola. (Reestruture a discussão apresentada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para a resolução do problema. Para esse fim é necessário ao Poder Legislativo investir na área da educação por meio da criação de emendas parlamentares, a fim de que os profissionais da educação possam ter um treinamento adequado para promoção da inclusão de autistas nos estabelecimentos educativos. O investimento pode, ainda, ser direcionado a projetos os quais contam com cursos e palestras de profissionais de conhecimento excepcional no segmento. Desta forma, com pequenos passos, a inclusão ganhará espaço.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos